3 - Dublin ao vivo


“Quando escrevo, penso na possível reação dos leitores diante do que estou contando”
Jornalista, de 23 anos, formado pela Facamp, Thiago Crespo mora atualmente em Dublin, capital da Irlanda, de onde mantém um blog chamado “dublin ao vivo – histórias de um canto do velho mundo.”


“Dublin ao vivo” é um “blog de histórias”, como o próprio Thiago define. Tal blog tem como objetivo “suprir duas demandas”: a da escrita e a da curiosidade dos amigos e familiares do Brasil. Ele ainda é escrito para “qualquer pessoa conectada a rede” que se interesse pelas histórias ali retratadas.

Quanto ao conteúdo do blog, o jornalista afirma que a preocupação principal é a questão do “ao vivo”, que remete ao título do blog. A idéia é que essa instantaneidade “transmita ao leitor a sensação do momento exato” em que ele viveu determinada situação. Outro objetivo é manter uma simultaneidade entre os acontecimentos e as postagens.

Para Crespo, essas metas só podem ser cumpridas através da internet, sobre isso ele afirma: “A internet permite que se crie algo ‘ao vivo’. Não fosse ela, teria de mudar o título da história para algo como “Memórias de Dublin”. Portanto, para ele: “A internet não é relevante nesse processo, mas vital.”

Contudo, muitas vezes devido à falta de tempo (Thiago, entre outras coisas, estuda inglês, trabalha e administra outro blog), ele não consegue manter um ritmo constante de postagens como gostaria. Não postar as notícias no prazo desejado está entre uma das grandes dificuldades para ele na produção do blog, afinal algumas experiências tem uma espécie de prazo de validade: “umas [histórias] têm o timing exato e, se não forem postadas no momento certo, nunca mais serão”, ele cita a euforia pela vitória de Barack Obama em Dublin, que ele não postou a tempo, como exemplo. “Por outro lado”, ele completa, “ainda posso escrever sobre o Coldplay [show] e a Oktober [Oktober Fest, na Alemanha, que ocorreu há um mês].”

As pautas para o blog, segundo Crespo, “são suas experiências particulares no decorrer da viagem”, ele não tem a intenção de fazer um blog de viagem no estilo “Guia”, com serviços, dicas e endereços, gênero utilizado a exaustão por inúmeros blogs, sites e revistas de viagem e, portanto, extremamente desgastado e ultrapassado. Ao contrário, ele busca trazer ao leitor suas impressões pessoais, “qualquer coisa que passe ao leitor alguma sensação mais real, menos meramente informativa.” Assim, ao inserir a primeira pessoa no texto, Thiago fugiria do padrão da reportagem tradicional, optando por um “jornalismo ‘jeca’.”

E as expectativas para o futuro? Quanto ao blog ele espera poder em breve trazer novidades, como “vídeos curiosos, fotos engraçadas, top lists sobre os costumes dos irlandeses”. Quanto à volta, Thiago sorri e afirma que não gostaria de falar sobre isso, “mas que espera poder contar boas histórias, de preferência em inglês.” E as recordações? Ficarão a cargo do blog, que será o seu “álbum de fotografias.”

Acesse o Blog do Thiago: http://dublinaovivo.blogspot.com

Por Bruna Alcino.

Nenhum comentário: