5 - Do outro lado do sofá



“Quando você fica na casa das pessoas, você não é mais um turista, você é um viajante.”

Milene Pacheco, de 24 anos, carrega consigo uma vontade insaciável de viajar e de conhecer novas pessoas. Tal desejo a impulsionou para seu projeto mais recente, um blog de viagem pela América do Sul, através do CouchSurfing, gastando o mínimo possível.
Segundo Milene a idéia de tentar levar isso para a prática é recente, “surgiu em setembro, mais ou menos”. O projeto veio da adoração dela por viagens e foi uma forma de aliar trabalho a própria viagem. “Até então só tinha viajado nas idéias, porque na prática...”, afirma.

O objetivo da viagem é sair do Uruguai, passar por todos os países da América do Sul e chegar à Guiana Francesa. Tudo isso gastando muito pouco, ela calcula algo em torno de 500 a 600 reais por mês. Quanto ao transporte, ela se diz disposta a pegar carona, “ônibus só quando não tiver jeito mesmo”. Assim, os gastos serão mínimos. Quanto à comida, Milene afirma: “a idéia é comer onde as pessoas comem. Comer cachorro quente, prato feito ou na própria casa da pessoa. Assim, você acaba dependendo das pessoas também.”

E por que a América do Sul? “Por vários motivos”, responde Milene. Primeiro pelo seu interesse pela região, sua curiosidade de conhecer a cultura na prática de cada país, ver como ocorrem às transformações latino-americanas, as sucessões presidenciais, por exemplo. “A questão não é só turismo, é tentar ver como eles enxergam o governo deles e o Brasil”. Segundo ela, isso “você só percebe conversando com as pessoas”. Além do interesse político, há o custo-benefício, viajar pela América do Sul é mais barato que ir para Europa, por exemplo.

BLOG
Quando surgiu a idéia do blog, ela achou que “talvez desse certo” e resolveu apresentar para alguém. Primeiro foi falar com a Abril, o site da editora tem vários blogs de viagens e dentre todos os sites que hospedam esse tipo de blog, o da Abril, segundo Milene, “é o mais dinâmico.” “Apresentei o projeto e agora estou aguardando a resposta”, afirma.

A inovação do blog está no conceito de viagem barata. E nessa área o que há de mais novo, sem dúvida, é o CouchSurfing. “Vários amigos já o utilizam e outros querem fazer. Mas não há informação suficiente”. Assim, o blog atenderia duas necessidades: a da própria Milene de se “testar”, de ter a experiência de “não ter uma casa, um teto fixo, de não saber onde você vai estar no dia seguinte”; e a de trazer mais informações sobre o CouchSurfing e sobre viagens baratas para quem se interessa pelo assunto ou quer viajar através dele.

O CouchSurfing ainda lhe proporcionaria um novo tipo de turismo, uma vez que ficando na casa das pessoas, ela poderá conviver de perto com seus costumes, seus hábitos. “Elas [pessoas] é que irão te indicar pontos turísticos, elas irão te mostrar a cidade.” Pacheco diz que essa é uma forma de freqüentar os locais onde os próprios moradores freqüentam e o que é ainda melhor, conversar livremente com elas. “Você pega o elevador junto com as pessoas do prédio... você é tratada como moradora”, diz.
Quando questionada sobre as pautas do blog, a jornalista afirma que ela tem uma preocupação jornalística sim. A idéia é que além de fazer esse roteiro de turismo barato, ela conte a história de personagens regionais, não só de viajantes, (“porque você encontra muito mochileiro”), mas também de pessoas que ela “encontrar por lá.” Ou seja, ela pretende dar espaço para história de pessoas diferentes.

Pacheco ainda enfatiza que não quer que o blog tenha jeito de “diário”, ela só pretende contar algo pessoal, quando for uma situação “inusitada” ou “engraçada.” Afinal, o blog também surgiu para suprir uma falta sentida por Milene de sites que dessem dicas de viagem, sem parecer algo “engessado”. Segundo ela, as pessoas querem ter informações dos locais que irão viajar, por meio de alguém que está lá, passando pelas dificuldades, testando soluções e se divertindo, mesmo que com pouco dinheiro.


Por Bruna Silveira.

Nenhum comentário: